3 de maio de 2004

Simonneta Luz Afonso, nomeada para a presidência do Instituto Camões

Curriculum de Simonetta Luz Afonso.

Arquive-se.

Simonetta Luz Afonso
Museóloga e Gestora Cultural

«Nasceu em Lisboa em 1946, é licenciada em História e especialista em Museologia, iniciando a sua actividade profissional como Conservadora de Museus em 1972 no Palácio Nacional da Pena e a partir de 1974 no Palácio Nacional de Queluz, que dirigiu entre 1983 e 1991. Aí dedicou especial atenção ao estudo do edifício e dos jardins, à sua conservação e à relação com os diversos tipos de Público, lançando programas inovadores de história ao vivo e estabelecendo uma relação privilegiada com a Comunidade.

«Entre 1980 e 1983 dirigiu o Instituto de Conservação e Restauro, implementando a sua reestruturação e lançando os primeiros cursos de formação a nível nacional na área da conservação do património.

«Entre 1991 e 1996 foi Directora-Geral do então recém-criado Instituto Português de Museus, com responsabilidade em 29 Museus nacionais, tendo iniciado uma campanha, com recurso a fundos comunitários, de reestruturação e modernização dos Museus portugueses com especial atenção para os problemas de conservação e apresentação das colecções, angariação e fixação de novos públicos, inventariação e informatização do património cultural móvel e apresentação regular de exposições.

«Participou activamente na promoção e internacionalização da Cultura e do Património Cultural português como Comissária das Exposições do Festival Europália 91, de Lisboa Capital Europeia da Cultura, em 1994, como Comissária de Portugal para a Expo 98 e para Hannover 2000 e como organizadora e responsável de grandes exposições em prestigiados Museus nos EUA, no Japão, no Brasil, em França, em Espanha ou em Itália.

«É membro de organizações profissionais internacionais no âmbito da Museologia e da Conservação do Património e tem-se dedicado ao estudo do Mecenato e da Gestão Cultural.

«Actualmente tem a missão de conceber, programar e montar o Museu da Assembleia da República que abrirá em 2005.»

Sem comentários: