30 de abril de 2004

Boletim de Informação Diplomática. Dia 30. Para que se fala uma ideia.

Será necessária paciência, mas vale a pena VEXA ler o Boletim de Informação Diplomática (BID) de hoje, dia 30, para se faça uma ideia do que se faz circular sobre Portugal para as Embaixadas desse País longínquo... Peo BID de hoje, não houve debate parlamentar, Sampaio não foi à Polónia e até Marco de Canaveses desapareceu do mapa onde o Senhor Nuno Cardoso sobressai. Leia-se e...


Arquive-se.

«BID / GII N.º 84 • 2004
Gabinete de Informação e Imprensa
30 de Abril

«REVISTA DE IMPRENSA

A notícia de que o ex-presidente da câmara do Porto, Nuno Cardoso, está a ser investigado pela Polícia Judiciária, devido a um alegado favorecimento ao Futebol Clube do Porto, é hoje notícia em destaque na imprensa generalista.

O Diário de Notícias escreve em manchete "Nuno Cardoso confirma buscas da Polícia Judiciária", adiantando que também o antigo presidente da Câmara Fernando Gomes está a ser investigado para serem esclarecidas relações entre futebol, empreiteiros e o poder político.

«Saco Azul» de Felgueiras lança investigação a mais cinco autarquias" lê-se no título principal do Público, que dá conta de investigações por indícios de corrupção nas câmaras do Porto, Matosinhos, Gaia, Viseu e Lousada por alegado envolvimento com a empresa Resin -Resíduos Industriais SA.

O Correio da Manhã também destaca "Suspeito de dar cinco milhões ao FC Porto", referindo-se ao ex-autarca do Porto e o Jornal de Notícias escreve "Nuno Cardoso investigado pela PJ".

Quanto a outros títulos, o Diário de Notícias fala ainda do apelo feito pelo Papa para a libertação dos reféns no Iraque e o Público adianta que havia um parecer do Instituto do Ambiente que admitia uma avaliação ambiental ao túnel do Marquês de Pombal.

O Jornal de Notícias diz que o presidente do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, está contra a baixa de impostos sugerida pela ministra das Finanças.

Tal como noutros jornais, o Correio da Manhã destaca a acareação entre os arguidos do processo Casa Pia realizada quinta-feira.

Por fim, A Capital realça que os deputados parlamentares querem ouvir o presidente da câmara de Lisboa sobre o túnel do Marquês de Pombal, e que o Banco de Portugal diz que afinal o verdadeiro défice português é de 5,3 por cento.

Nos económicos, o Jornal de Negócios salienta as divergências entre o presidente do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, e o primeiro-ministro, Durão Barroso, quanto aos aumentos salariais, cortes de impostos e a retoma. Este jornal refere ainda, na primeira página, que o Director-Geral dos Impostos, Armindo Sousa Ribeiro, demitiu-se quarta-feira do cargo.

O Diário Económico avança que o consórcio liderado pela Carlyle vai avançar para a compra da Galp sem a Sonangol, ao contrário do que tinha garantido inicialmente. Também este jornal destaca o facto de Vítor Constâncio contrariar a intenção do Governo em reduzir os impostos.

Três temas diferentes fazem as capas dos jornais desportivos; o Record destaca "(Pedro) Barbosa mais um ano" no Sporting, A Bola realça uma entrevista ao presidente do Benfica, em que Luís Filipe Vieira defende a continuidade de António Camacho como treinador, e O Jogo eleva para manchete as buscas da Polícia Judiciária à casa do ex-autarca Nuno Cardoso.

NACIONAL

MNECP: «UMA UNIÃO DE 25 PAÍSES» — Sob o título «Uma União de 25 Países», a Ministra dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, Teresa Patrício Gouveia, escreve, na edição de hoje do Diário Económico, que «a 1 de Maio, 10 países europeus aderem formalmente à União Europeia, que passa de 15 para 25 Estados Membros e concretiza, desta forma, o seu quinto alargamento».

«Este não é apenas mais um alargamento. Não só é inédito o número de Estados que adere de uma vez só, mas o próprio significado histórico desta adesão não tem precedentes. Portugal apoiou desde o início e sem hesitações o processo de alargamento que para nós sempre representou um desígnio estratégico, um imperativo ético e uma oportunidade histórico» — escreva ainda a MNECP. (Ver texto na íntegra em: «Uma União de 25 Países».)

África do Sul: Portugal é o único "global player" da Europa - Martins da Cruz — O enviado especial do Estado português à tomada de posse do presidente Thabo Mbeki, António Martins da Cruz, disse a uma audiência de empresários luso-sul-africanos em Joanesburgo que Portugal é o único "global player" da Europa — informa a Lusa.

"Por muito que isto incomode algumas pessoas, o passado de Portugal é maior que o seu presente. Mas isso dá-nos responsabilidades adicionais, nos campos político e económico", salientou Martins da Cruz.

O embaixador mostrou-se, por isso, convencido de que Portugal, face à sua história, é na realidade o único "global player" da Europa, pois nenhum outro país tem laços com tantos países de África, da Ásia e das Américas.

Maria José Stock sai do Instituto Camões — A presidente do Instituto Camões (IC), Maria José Stock, apresentou ontem a sua demissão por divergências com Manuela Franco, secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, que tutela o instituto — revela o Diário de Notícias. Ao que o DN apurou, os dois restantes membros da direcção - Fernando Cabote Diogo e José Bouza Serrano - também se demitiram. Maria José Stock terá ainda alegado falta de meios para deixar o cargo.

INTERNACIONAL


China/ue: PM Wen Jiabao em périplo europeu para reforçar "parceria estratégica" — O primeiro-ministro chinês ruma domingo à Europa para uma visita de dez dias, para promover as crescentes relações comerciais bilaterais e fortalecer a "parceria estratégica" selada no ano passado entre a China e a União Europeia — informa a Lusa.

Wen Jiabao, que realiza a sua primeira visita ao "Velho Continente" desde a subida ao cargo no ano passado, irá também reforçar a mensagem junto dos dirigente europeus de que o embargo de venda de armas contra a China "não se coaduna com o actual nível de relações bilaterais." A primeira paragem de Wen será a Alemanha, o maior parceiro económico da China na Europa, seguindo-se Bélgica, Itália, Inglaterra e Irlanda, estando também agendados encontros com responsáveis da Comissão Europeia no dia 06 Maio.

ue: Paris, Berlim e Madrid vão avançar "de mãos dadas", garante Chirac — A França, Espanha e Alemanha estão decididas a trabalhar juntas "de mãos dadas" no caminho da construção europeia, declarou hoje à noite o presidente francês, Jacques Chirac, após um encontro com o chefe do governo espanhol, Rodriguez Zapatero — informa a Lusa.

"Há em Berlim como em Paris uma vontade muito forte de avançar de mãos dadas com a Espanha na via europeia", disse Chirac durante uma conferência de imprensa conjunta com José Luís Rodriguez Zapatero.

ECONOMIA

CIP: Francisco Van Zeller reeleito presidente da direcção — Francisco Van Zeller foi hoje reeleito presidente da direcção da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) para o triénio 2004/2006, anunciou a organização patronal.

Carlyle vai abrir portas à Galp no estrangeiro — A entrada do fundo americano Carlyle no capital da GalpEnergia constituiria uma mais-valia para a petrolífera portuguesa, considerou Ângelo Correia na apresentação do consórcio Luso-Oil, que ontem decorreu em Lisboa — lê-se no DN. Evidenciando as vantagens desta candidatura à compra de capital da Galp, o antigo ministro de Cavaco Silva referiu que aquele fundo já tem interesses globais nos negócios da prospecção de petróleo, logística, distribuição, sem esquecer o apport da sua imagem externa e influência internacional para abrir portas à empresa portuguesa.

O consórcio Luso-Oil é detido em 60% pelo Carlyle e os restantes 40% por investidores portugueses. Refira-se que apesar de ser um fundo norte-americano, o Carlyle tem, no seu capital, dinheiro da Sonangol, a petrolífera estatal de Angola.

Euro/Dólar: 1, 1826

CULTURA

Livros: Editora reforça edição esgotada de "O Código Da Vinci" — A edição portuguesa do livro "O Código Da Vinci", escrita pelo norte-americano Dan Brown e editada ontem, vai ser reforçada na segunda-feira com mais 15 mil exemplares, disse hoje à agência Lusa fonte da editora. O livro esgotou em quatro dias os 20 mil exemplares impressos, tendo sido colocados no mercado mais 10 mil exemplares a meio desta semana.

África do Sul/Portugal: Alunos ligados em projecto de intercâmbio cultural — Alunos de várias escolas portuguesas vão participar num projecto de intercâmbio cultural com colegas sul-africanos em que temas como a família, a escola e a cidade ou país onde vivem são o mote para contactos mais próximos — informa a Lusa.

Em entrevista à Agência Lusa em Lisboa, Felicité Fairer-Wessels e Thomas van der Walt, dois investigadores e professores universitários sul-africanos, autores do projecto, explicaram que o objectivo é a partilha de experiências entre os alunos por forma a conhecerem a cultura do outro país.

Moçambique: Primeira bienal de Artes plásticas da CPLP em Portugal em 2005 — Os ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram a realização da primeira bienal de artes plásticas da comunidade, que se realizará em 2005 em Portugal — informa a Lusa.

Esta decisão, que consta da Resolução de Maputo que hoje encerrou o III Encontro de Ministros da Cultura da CPLP, destina-se a reforçar o projecto de mercado comum cultural entre os países de língua oficial portuguesa.

Lisboarte.com propõe percurso por 18 galerias e inaugura 18 exposições — Um total de 18 exposições em 18 galerias de arte da capital vão abrir portas a 08 de Maio, por iniciativa da Associação de Galerias de Arte e da Câmara local, no âmbito da Lisboarte.com. — informa a Lusa.

Com o objectivo de dar a conhecer o trabalho de vários artistas das áreas da pintura, escultura, desenho, fotografia e design de moda, a autarquia lisboeta propõe um itinerário cultural com a duração de cerca de seis horas.

Fantasporto "mostra-se" no Festival de Cannes com campanha publicitária — O Fantasporto vai reforçar a sua presença no Festival de Cinema de Cannes, em França, com uma campanha publicitária internacional nos principais media especializados, disse à Lusa o director do festival, Mário Dorminsky.

"A 'Croisette' é o centro das atenções de todo o mundo do cinema durante o Festival de Cannes, pelo que é o palco ideal para mostrar a existência no Porto de um certame que atinge a maturidade no próximo ano -o Fantasporto", disse Mário Dorminsky.

Literatura: Camões escolhido para os Clássicos na Gulbenkian — Luís de Camões foi o autor eleito para a Festa dos Clássicos na Gulbenkian, pelo que vários excertos da obra do poeta serão lidos e encenados ao longo do dia 15 de Maio na Fundação, em Lisboa — informa a Lusa.

Os trechos da obra de Camões foram seleccionados por Hélder Macedo e Fernando Gil, sendo a introdução à obra, ao tempo, à pessoa e aos temas do escritor de "Os Lusíadas" feita também por aqueles dois docentes.

Artes: Museu Manuel Cargaleiro inaugurado na cidade italiana de Salerno — Um museu dedicado à relação entre a cerâmica e a arquitectura, o Museu Artístico-Industrial Manuel Cargaleiro, vai ser inaugurado a 16 de Maio em Salerno, Itália, por iniciativa da Fundação Vietri sul Maré — informa a Lusa.

No mesmo dia, será anunciado o vencedor do prémio internacional "Viaggio atraverso la ceramica", instituído em 1999 e dedicado à cerâmica mediterrânea, que teve Manuel Cargaleiro como primeiro galardoado.

O Museu Manuel Cargaleiro, criado em homenagem aos seus trabalhos de "cerâmica arquitectural", vai receber 150 obras do pintor abstracto e ceramista português nascido em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, em 1927.

DESPORTO

Figo despenalizado vai jogar frente ao Deportivo — Luís Figo vai poder defrontar, amanhã, o Deportivo da Corunha, na 35.ª jornada da Liga espanhola de futebol, encontro que o Real Madrid está proibido de perder, caso queira manter intactas as aspirações ao título — revela o DN. A Comissão de Recurso da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) despenalizou o jogador, que foi expulso na recepção ao FC Barcelona (1-2) no fim-de-semana passado, depois de ver o segundo cartão amarelo num lance disputado com Puyol.

Assim, o Real Madrid vai poder utilizar os seus principais «jogadores frente ao Deportivo, no Estádio do Riazor, uma vez que o brasileiro Ronaldo e o inglês David Beckham já treinaram ontem com normalidade, apesar de estarem em recuperação de alguns problemas físicos. A única dúvida parece mesmo residir em Michel Salgado, que fez ontem tratamento no ginásio, depois de ter chegado «tocado» do encontro particular de preparação para o Euro 2004, frente à Itália.

O Boletim de Informação Diplomática (B.I.D.) pretende complementar o quadro da informação devida aos serviços externos por parte do MNE, contribuindo com uma síntese quotidiana da actualidade noticiosa nacional e estrangeira considerada relevante para a acção dos agentes diplomáticos portugueses em posto, não excluindo a reprodução de declarações, oficial e publicamente prestadas, consideradas úteis para o mesmo efeito.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Online world and international news, british online service.