27 de novembro de 2008

Bombaim. As mensagens do PR e do governo

Mensagem do Presidente da República
e comunicado do governo sobre os ataques terroristas em Bombaim
    Mensagem de Cavaco Silva
    enviada à presidente da Índia, Pratibha Patil:

    "
    Foi com profundo choque e consternação que tomei conhecimento dos hediondos actos terroristas perpetrados em Mumbai, os quais merecem a nossa mais enérgica condenação e repúdio.

    Estamos perante uma acção cobarde que não faz senão reforçar a nossa determinação na erradicação do terrorismo e na construção de um mundo de paz, liberdade e tolerância, assente num diálogo estreito entre culturas e civilizações.

    Nesta hora de sofrimento e de luto, quero expressar a Vossa Excelência e às famílias das vítimas destes atentados, em nome do Povo Português e no meu próprio, os sentimentos do nosso profundo pesar e solidariedade.


    ______________________________________________

    Comunicado do governo:

    "
    Subscrevendo plenamente os termos da Declaração da Presidência francesa do Conselho da União Europeia, o Governo expressa a mais firme condenação dos atentados ontem perpetrados em Bombaim. Esta posição foi já expressa às autoridades indianas.

    O Governo português transmitiu as suas condolências às famílias das vítimas e a toda a nação indiana e manifestou a esperança de que os reféns ainda detidos possam ser libertados em segurança. Foi igualmente reiterado junto do Governo de Nova Deli a total condenação de todas as formas de terrorismo e o continuado empenho do Governo português no combate ao terrorismo.

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Gabinete do Secretário de estado das Comunidades Portuguesas, mantém-se em contacto permanente com a Embaixada em Nova Deli, que tem vindo a prestar apoio aos cidadãos portugueses que se encontram em Bombaim e que contam, igualmente, com o Cônsul Honorário naquela cidade.

    Prosseguem os contactos com as autoridades locais no sentido de identificar eventuais necessidades de auxílio por parte de cidadãos nacionais, confirmando-se que seis portugueses que se encontravam no Hotel Taj Mahal foram evacuados em segurança.

    O Governo desaconselha, neste momento, qualquer viagem para a região.

Sem comentários: