9 de março de 2006

China e Cabinda. Notável

Transmite-se a VEXA notícia publicada pelo Jornal de Angola, sendo a prova de que há colonos bons e colonos maus. Os chineses obviamente que não são maus.

Arquive-se



Cabinda vai ter nova cidade com 44 edifícios
In Jornal de Angola (7 de Março)

Cabinda vai ter uma nova cidade com 44 edifícios de 15 andares, com um total de cinco mil apartamentos. A nova cidade será construída em 30 meses numa área de um milhão de metros quadrados, na aldeia do Yabi, 18 quilómetros a Sul da capital da província.

Ontem, o Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN) apresentou, em Cabinda, o "Projecto de Urbanização da Cidade de Cabinda", em cerimónia presidida pelo ministro do Urbanismo e Ambiente, Diakupuna Sita José.

Numa primeira fase, a empresa China International Fund, à qual foi adjudicada a obra de construção da nova cidade, vai construir 22 edifícios com dois mil e 500 apartamentos, num prazo de 15 meses. A superfície total de habitação é de 750 metros quadrados e inclui a construção de escolas, hospitais, supermercados, edifícios administrativos, igrejas e centros desportivos.

O representante da empresa chinesa em Angola, Zu Li Zau, afirmou na ocasião que o planeamento e a projecção da cidade serão efectuados em função de conceitos urbanísticos de países desenvolvidos da Ásia e da Europa, combinando com o modo de vida e as características arquitectónicas do país.

A cidade será construída em blocos formados por edifícios de diversas funções. De acordo com Zu Li Zau, os rés-do-chão dos edifícios serão aproveitados para lugares de lazer, de modo a que os habitantes tenham condições de alojamento no mesmo lugares para o lazer.

De acordo com o projecto, os carros vão circular fora dos blocos, garantindo a segurança no interior dos mesmos. Nos blocos serão construídas separadamente as entradas e saídas para as viaturas e os peões, garantindo um espaço de segurança. O projecto prevê a arborização da cidade.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra das obras de urbanização de Cabinda é, de acordo com Zu Li Zau, o início de um projecto de urbanização que será levado a cabo em 23 localidades do país.

O projecto de urbanização da cidade de Cabinda, de acordo com Zu Li Zau, vai empregar quatro mil angolanos e mil chineses, com mínimo custo, mas melhor qualidade. Os custos do projecto não foram revelados.

A localidade de Yabi é composta por cinco aldeias que albergam três mil habitantes.
SV

Sem comentários: