13 de janeiro de 2005

Brasil combate turismo sexual no Carnaval. Já não era sem tempo

Aviso aos diplomáticos foliões.

Arquive-se.


12/01/2005 - Ministério vai combater turismo sexual infantil durante o carnaval

O Ministério do Turismo está elaborando um plano de ação para combater o turismo sexual infantil durante o carnaval. A idéia é iniciar uma mobilização nas cidades mais visitadas nessa época, como Rio, Recife, Salvador, Fortaleza e Florianópolis, envolvendo diversos setores da sociedade. As medidas fazem parte do Plano Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual e Comercial de Adolescentes e Crianças no Turismo, que será lançado durante o Fórum Mundial Social neste mês em Porto Alegre.

O coordenador de ações do Ministério do Turismo, Sidney Alves Costa, informou que o governo vai trabalhar em parceria com os profissionais que atuam no setor, como funcionários de empresas aéreas, hotéis, bares e restaurantes, camelôs e taxistas. "Nós estamos trabalhando com a sociedade organizada buscando mecanismos de conscientização de cada setor, de cada profissional, sobre a importância da sua cooperação e informando os melhores mecanismos que ele pode adotar no sentido de prevenir essa exploração. Isso não pode ser definido como turismo porque é uma ação criminosa e deve ser tratada como tal", disse.

Costa destacou a participação das empresas aéreas na campanha. "As empresas aéreas, a Gol, a TAM e a Varig vão iniciar também. Nos seus vôos elas estão fazendo referência à campanha, conscientizando os passageiros e mostrando que existe uma mobilização nacional para combater o turismo sexual" explicou.

De acordo com o coordenador, os turistas estrangeiros quando chegam ao Brasil reconhecem que o país não é rota do turismo sexual e que existe um trabalho efetivo do governo e da sociedade para combatê-lo. "Os turistas estrangeiros começam a entender que o Brasil é um país que não se destina a essa prática e que existe uma ação governamental firme contra esse crime. Entre os brasileiros, nós sentimos que as pessoas começam a se conscientizar do problema e estão se mobilizando contra ele", acrescentou.

O Ministério do Turismo, segundo Costa, vai fazer um levantamento sobre a ocorrência de casos de exploração sexual de adolescentes e crianças no Brasil. "Os mecanismos de monitoramento do Plano Nacional de Combate à Exploração Sexual de Adolescentes e Crianças no Turismo permitirão conhecer os avanços que o Brasil tem conquistado no combate a esse crime", destacou. Ele informou ainda que serão lançados folhetos e distribuídas camisetas e sacolas com frases contra a exploração sexual.

As informações são da Agência Brasil.

Sem comentários: