27 de setembro de 2004

Dos Leitores. O projecto Camões

Reflexão pertinente.

Arquive-se.

De M. L.
Em que país é que vivemos?

Um país em que aquilo em que o Estado investe é rapidamente posto de lado e tratado como "lixo". Tem-se publicado muitas notas verbais e notas formais sobre o que se está a passar no Instituto Camões. Foram enviados correios electrónicos para várias pessoas responsáveis neste nosso país. SEXA o Senhor Presidente da República Portuguesa foi informado do que se está a passar nessa importante Instituição. SEXA o Primeiro Ministro foi informado por várias fontes - desde privadas a oficiais. SEXA o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação
Portuguesa recebeu uma petição de vários colaboradores e, ainda, ninguém do seu
Gabinete, pois naturalmente que se sabe que ele próprio não tem tempo para o
fazer, deu uma resposta. SEXA o mesmo Ministro recebeu cartas institucionais e
particulares sobre o que se está a passar e... até agora nada!!!

Não podemos deixar de pensar que:

1 - Ou a Dra. Simonetta Luz Afonso está imune a tudo isto e desconheciamos o seu imenso poder.
2 - Ou SEXA o Primeiro Ministro não quer mais problemas além dos que já são publicamente conhecidos, mas este está a tornar-se cada vez mais complicado.
3 - Ou SEXA o Ministro dos Negócios Estrangeiros, que note-se, "chamou a si a tutela desta instituição por a considerar da maior importância"... esqueceu-se que detém esta tutela.
4 - Ou, e isso lastimamos ter de escrever, o actual Governo esqueceu-se da responsabilidade que tem com mais de 200 milhões de falantes da Língua Portuguesa e vai deixar transformar o Instituto Camões num Centro de Exposições ou num Museu, especialidade da nova presidência.

Lastimamos esta situação! Mas sentimos que não podemos fazer muito mais. Sentimos a amargura da desilusão e da impotência.

É muito difícil criar um Projecto, dar-lhe corpo, envolver as pessoas que nele trabalham, fazê-los "vestir a camisola" e acreditar que se estava a fazer algo importante em prol da Língua e Cultura Portuguesas. Tivemos a felicidade de ver acontecer isso no até este momento Instituto Camões. Vimos partir um Presidente que "construiu o Projecto". Vimos chegar uma nova Presidente, que apesar de nomeada por outro Governo, conseguiu perceber o Projecto e encará-lo como uma Missão. Deu-lhe algum cunho pessoal o que é natural, mas procurou manter a "máquina" a funcionar. Assistimos, pela falta de confiança da anterior Ministra dos Negócios Estrangeiros e da sua Secretária de Estado da Cooperação, a um ambiente de desagrado e de inércia no ICA durante alguns meses. Assistimos à tomada de posse da nova Presidente, "amiga de longa data" da Dra. Teresa Gouveia e, perante os discursos de posse acreditámos que a situação ia mudar. Santa inocência ! E, finalmente, assistimos agora à destruição do Instituto Camões...

Tanto trabalho. Tanta obra por esse Mundo fora. Tanto prestígio para Portugal. Tanta importância para a Língua e Cultura Portuguesas. Para nada.

Gostaríamos de transformar esta nota em telegrama e enviar para todo o Mundo Lusófono...

Sem comentários: