15 de setembro de 2004

Casa da Lusofonia, Santo Deus.

Para conhecimento de SEXA, qualquer SEXA. Também para Jaime Gama e Jorge Couto.

Arquive-se.


«A tal Casa da Lusofonia

«Onde está a “tal” Casa da Lusofonia!? Tal como um dos leitores destas já célebres, pela sua importância, notas verbais, questiono onde é que está o Projecto da Casa da Lusofonia?

«Projecto da Presidência de Jorge Couto, continuado com a de Maria José Stock ficou completamente posto de lado durante este mandato (será mesmo que continua?) de Simonetta Luz Afonso. Um Projecto que tinha em vista sobretudo a difusão da Língua e Cultura Portuguesas. Que procurava apoiar os bolseiros, investigadores e outros estrangeiros que encontram, nesta Língua comum a mais de 200 milhões de falantes, o seu objectivo.

«Assim era o projecto da Casa da Lusofonia. Manter nas suas instalações o Centro Coordenador dos Centros de Língua Portuguesa, até há pouco instalado nas dependências do Campo Grande do ICA e agora desfeito e armazenado no Armazém do Instituto Camões. Centro dotado de computadores, serviço de Internet e de um centro de recursos sobre a Nossa Língua. Centro que, desde a sua inauguração em Junho de 2000, pelo na época Ministro Jaime Gama e outras individualidades, mereceu desde sempre elevados elogios. Por lá passaram muitos estudantes, bolseiros de todas as nacionalidades, mas também, Embaixadores, Membros do Governo Nacionais e Estrangeiros, dirigentes de diversas Instituições e até sua Alteza Real o Príncipe das Astúrias. Todos, apesar de quadrantes culturais e políticos diferentes foram unânimes em enaltecer este Centro e a sua importância.

«Era ainda objectivo da Casa da Lusofonia dispor nas suas instalações de uma Biblioteca, de uma sala dedicada ao espólio do Professor Jacinto do Prado Coelho (ofertado a esta Instituição por seu filho, durante o mandato de Jorge Couto), de um centro de recursos audiovisuais, de salas para exposições e, ainda, de gabinetes de trabalho para investigadores estrangeiros.

«E o que é que a “distinta” Dra. Simonetta e a sua assessora / irmã / arquitecta andam a fazer? A criar salas e salas para futuras exposições. Um minúsculo gabinete a que deram o brilhante nome de “Gabinete de Leitura” e onde só cabem quatro leitores! E, naturalmente, gabinetes e gabinetes para os seus assessores...

«Assim corroboro a pergunta do leitor anterior, onde está a Casa da Lusofonia? Passou a Palácio de exposições? Ou será mais um Museu da especialidade da Dra. Simonetta? Que tal o “Museu da Língua e Cultura Portuguesas” já que estão mortas?
Aqui fica a sugestão!!!

MCHB»

Sem comentários: