11 de março de 2004

Atentado de Madrid. Declaração oficial.

DECLARAÇÃO OFICIAL
Arquive-se.

«DECLARAÇÃO DO PALÁCIO DAS NECESSIDADES EM NOME DO GOVERNO PORTUGUÊS

«O Governo quer expressar o mais vivo repúdio pelos selváticos atentados verificados hoje em Madrid — os mais violentos registados até hoje em Espanha que causaram já mais de cem mortes.

«Esta manhã o Primeiro-Ministro, em conversa telefónica, teve já oportunidade de expressar directamente ao Presidente do Governo Espanhol os seus sentimentos de indignação e repúdio por estes crimes e a sua solidariedade com o Povo Espanhol e com o Governo Espanhol, em nome do Governo, e estamos certos, em nome de todos os portugueses.

«Estes atentados, e o momento em que são perpetrados, visam o próprio sistema democrático e o estado de Direito em Espanha, na Europa e no Mundo.

«Na verdade um atentado como o que teve lugar em Madrid, é sentido como um ataque aos valores civilizacionais partilhados pela Comunidade Internacional.

«O terrorismo, e os seus métodos cobardes não têm distinção onde quer que actue, quer seja em Espanha, no Iraque ou em Nova Iorque.

«A Comunidade Internacional não abrandará o combate a este flagelo e Portugal continuará vigorosamente empenhado neste combate.

«Às famílias das vítimas, ao Povo Espanhol, a quem nos une tão fraternais laços de amizade e ao Governo de Espanha, o Governo Português quer expressar a sua indignação e a sua mais profunda solidariedade.

Lisboa, 11 de Março de 2004»

Sem comentários: