18 de novembro de 2003

Concurso promovido pelo ICEP?

Não se arquive enquanto não houver conhecimento superior

Segue a notícia a seco:

Título:
«Concurso promovido pelo ICEP
‘Missa da Esperança’ em Fátima causa polémica na comunidade portuguesa do Brasil


Texto:
«2003-11-17 14:46:02
São Paulo - Um concurso amplamente divulgado, desde o dia 22 de Outubro, para todo o Brasil, no programa «Dia a Dia» da Rede Televisão, apresentado por Olga Bongiovanni, sortearia a pessoa que iria acompanhar a apresentadora e a sua equipa até Portugal para assistir à «Missa da Esperança» que teve lugar este domingo, no Santuário de Fátima. Porém, o sorteado não foi sorteado, mas sim «escolhido», causando polémica entre a comunidade portuguesa do Brasil.

Os interessados enviaram ao programa uma frase com as palavras «Fé» e «Fátima». Milhares de cartas, faxes e e-mails foram enviados para a emissora de televisão, cuja sede é em São Paulo.

Paulo Machado, funcionário do ICEP em São Paulo e membro do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira (não confundir com o Conselho das Comunidades Portuguesas) foi o porta-voz do concurso.

Para surpresa de todos, no último dia 13 foi anunciado o vencedor. Afinal, o sorteado não foi sorteado e sim «escolhido», segundo Paulo Machado, por mais de «20 funcionários». A divulgação do nome do «escolhido» causou mal estar, sendo várias as pessoas que telefonaram para as associações portuguesas e órgãos de Comunicação Social luso-brasileiros denunciando o que classificam de «fraude». Escolha e não sorteio era a grande questão.

A frase escolhida, «Para rezar com fé, chegam de todos os lados, ao Santuário de Fátima, na terra dos belos fados», de autoria de um engenheiro de Curitiba, de 24 anos, João Guilherme Meyer Netto, apresenta, inclusive, erros de português. «Por que escolher? Qual o critério da escolha? Pode muito bem ser algum parente ou amigo dos promotores do concurso. Quem acompanhou essa escolha para garantir que foi idónea?» são algumas das questões formuladas por centenas de pessoas da comunidade portuguesa residente no Brasil.

A apresentadora Olga Bongiovanni exime-se de toda e qualquer responsabilidade. Tanto ela como a emissora de televisão teriam tido, apenas, a função de divulgar um concurso através do programa, o «Dia a Dia», transmitido em rede nacional e líder de audiência no horário matinal da sua emissão.

«Sou uma pessoa de fé e quando fui informada de que o meu programa sortearia alguém para nos acompanhar, a mim e à minha equipe, a Fátima fiquei emocionada. O concurso foi um sucesso, recebi maravilhosas expressões de fé, trouxe para Portugal várias das cartas que continham fotos e pedidos à Senhora. de Fátima. Quanto aos critérios de selecção, não cabe a mim, nem à Bandeirantes criticar ou abonar», afirmou.

E. M.

(c) PNN - agencianoticias.com »

Sem comentários: