19 de novembro de 2003

Arquive-se.

Informo que anda por aí uma Associação de Reencontro dos Emirantes a dizder uma quantas verdades incómodas. Em substância, uma dessas incomodidades diz isto:

que
O cônsul honorário de Portugal em Miami, Joseph Theriaga que exerce essa benemérita actividade há cerca de 20 anos, foi muito recentemente agraciado com as insígnias de Oficial da Ordem de Mérito (antiga Ordem da Benemerência) em Fort Lauderdale.

que
O distinto medalhado é o President/CEO do EuroBank, instituição bancária sediada em Boca Raton, Estado da Florida, para além de gerir outras empresas a ele ligadas.

que
O EuroBank, a crer na Federal Deposit Insurance Corporation, entidade encarregada de vigiar as boas práticas bancárias, não goza lá de muito boa nota, já que há vários anos determinou a correcção de anomalias verificadas no Banco e as mesmas mantiveram-se até há bem pouco tempo, tendo-lhe aplicado uma multa de 2500 dólares no ano passado.

que
A designação Eurobank não será lá muito feliz, dada a existência de bancos com o mesmo nome que estão em maus lençóis por estarem envolvidos em lavagens de dinheiro e outras fraudes (um liquidação nas Ilhas Cayman e outro que está agora intervencionado em Espanha são só dois exemplos), mas este EuroBank de Coral Gables também não estará completamente livre da tal circulação de dinheiro sujo. Pelo menos (e outras referências existem) é referido num processo que corre no Brasil acerca de fraudes ao INSS (a segurança social brasileira) e que envolveram uma deputada cujo irmão e suposto cúmplice teria uma gorda conta nesse banco (Correio Brasiliense, 8/6/2002).

e que
Este EuroBank só tem recursos de 84 milhões de dólares (pobrezito para a dimensão americana... ) mas o consul honorário não dispensa os habituais subsídios do FRI (o saco azul do MNE), o qual lhe enviou em 2002 quase 11 mil euros.

Sem comentários: